PPE


12030- Processos Pedagógicos em E-learning





Caros seguidores,

Apresento aqui o meu ePortfólio + Reflexão Final disponíveis aqui. Trata-se de um site que agrupa ambos os trabalhos.

Se tiverem dificuldades em abrir o site, que inclui o ePortfólio + Reflexão Final, poderão copiar o seguinte link: http://nsoares3.wix.com/nelsonsoaresmpel7ppe . Muito obrigado.


Contudo, podem assistir ao filme que contém o ePortfólio aqui diretamente, realizado em "Wideo" publicado no "Youtube", para garantir alguma interatividade com o leitor. Vejamos:





Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ffeqi_mJANc . Acedido em 30 de junho de 2014.

Boas considerações.


Um abraço,


Nelson Soares

Nº 1104429




Temática III - Desenho da aprendizagem online.




Tarefa 1 - Desenho de um curso de aprendizagem online.

(Existiu fórum durante este período de tempo)



Caros seguidores,

O trabalho referente à temática III compreende o desenho da aprendizagem online + fundamentação pedagógica.

O curso denominado por "2ndlifead - Second Life" poderá ser analisado no seguinte site:


Disponibilizam-se links adicionais:

- Comunidade “2ndlifead – Second Life”   https://plus.google.com/u/0/communities/114900464375828891884


- Wikispace “2ndlifead – Second Life” - http://2ndlifead.wikispaces.com/home






Desenho do curso de aprendizagem online - "2ndlifead - Second Life":


- Para ter acesso, o caro leitor deverá carregar, por favor, na seguinte imagem:




Fundamentação Pedagógica:


- Este trabalho pretende explicar o curso desenhado para a aprendizagem online.




- Esta fundamentação pedagógica também está incorporada num blogue criado para o efeito, com o seguinte link: 

http://2ndlifead.blogspot.pt

Caso prefira, o caro leitor poderá aceder diretamente, carregando aqui.

Este trabalho foi realizado em parceria. Os autores são Diana Morais e Nelson Soares.

Boas leituras!

Cumps,

Nelson Soares

Nº 1104429

23 de junho de 2014



Temática II - Os Personal Learning Environments - Tarefa 2

(Existiu fórum durante este período de tempo)

Este trabalho tem como página principal o sítio: 




Representação visual do my PLE - Nelson Soares





 Nota - Esta representação visual foi efetuada em Mindjet, no entanto está disponível neste blogue, numa apresentação criada em "Prezi" e no "Youtube".


Prezi (através desta apresentação conseguir-se-á analisar em ótimas condições o "My PLE - Nelson Soares"):






Youtube:







Descrição e comentário disponíveis em 

Visite o link apresentado e deixe um comentário.

Muito obrigado.

Um abraço,

NS



Temática II - Os Personal Learning Environments - Tarefa 1

(Existiu fórum durante este período de tempo)



In: http://ambientesemergentes.files.wordpress.com/2012/12/3379888408_629ba7415e.jpg. Acedido em 30 de abril de 2014.



 Bibliografia anotada sobre os Personal Learning Environments com 2 itens.

 
Item 1 - Ambientes pessoais de aprendizagem: conceções e práticas.

Título: “Ambientes pessoais de aprendizagem: conceções e práticas”.


Consultado em 26 de abril de 2014.

Referência bibliográfica:

 Miranda, Guilhermina & Rodrigues, Pedro (2013). Ambientes Pessoais de Aprendizagem: conceções e práticas. Disponível em: http://www.academia.edu/4145406/Ambientes_pessoais_de_aprendizagem_concecoes_e_praticas_2013_ . Acedido em 26 de abril de 2014.

Descrição:

Este artigo foi escrito por Pedro Rodrigues & Guilhermina Miranda no ano 2013. Compreende o conceito de PLE “Personal Learning Environments”, que tece considerações sobre o desenvolvimento da tecnologia em que esta tem contribuído fortemente para a implementação e desenvolvimento dos ambientes pessoais de aprendizagem na atual sociedade em rede.

O conceito de PLE, segundo os autores deste artigo, “foi abordado pela primeira vez em dezembro de 2001 por Bill Olivier e Oleg Liber” (Rodrigues & Miranda, 2013,p.24).

Muitos são os autores que constam ao longo deste artigo e o enriquecem. Por exemplo: Downes (2006), Anderson (2006a), Wilson (2008) ou Siemens (2007). PLE do ponto de vista de Siemens (2008; citado por Rodrigues & Miranda,p.25) “é um conjunto de ferramentas interligadas pelo conceito de abertura, interoperanilidade e controlo do aprendiz (…), proporciona ao aprendiz um espaço pessoal que possibilita o desenvolvimento e partilha das suas opiniões” (Simão,2010; citado por Rodrigues & Miranda,2013,p.25).

O artigo apresenta uma metodologia de investigação onde apresenta algumas questões, tais como:

- “qual a perceção dos profissionais do ensino sobre os ambientes pessoais de aprendizagem?;

- qual a opinião dos educadores sobre o eventual impacto do PLE no processo de ensino aprendizagem?;

- quais as caraterísticas tecno-pedagógicas intrínsecas aos PLE que poderão ser capazes de inovar as práticas de aprendizagem atuais?” (Rodrigues & Miranda,2013,p.25).

Posteriormente são apresentados os dados resultantes do estudo realizado.

O artigo apresenta a perceção dos educadores sobre os PLE e o seu impacto no processo de Ensino e Aprendizagem. As tecno-pedagogias e a passagem da conceção teórica para a prática do PLE são conceitos que podem ser analisados.

Rodrigues & Miranda (2013,p.32) referem que “os atuais sistemas educacionais tendem a adotar novos modelos de ensino baseados nas realidades tecnológicas”. Por sua vez, os autores alegam que o PLE permite agregar um conjunto considerável de “artefactos” (Rodrigues & Miranda,p.33). Considerando os autores, “os PLE têm potencialidades tecnológicas e pedagógicas intrínsecas capazes de inovar as práticas de aprendizagem atuais” (p.33).

Considerações:

Este artigo é recente e muito importante do ponto de vista científico. Compreende um enquadramento teórico notório, bem estruturado, que possibilita ser utilizado para estudarmos o conceito de PLE e a sua aplicabilidade prática. É um valioso documento, que poderá ser futuramente atualizado, podendo gerar novos estudos sobre esta temática.


Item 2 – Personal Learning Environments – the future of elearning?

Título: “Personal Learning Environments – the future of elearning?”.


Disponível em: http://www.openeducationeuropa.eu/en/node/3475

Consultado em 26 de abril de 2014.

Referência bibliográfica:

Attwell, Graham (2007). The Personal Learning Environments - the future of eLearning?
eLearning Papers, vol. 2 no. 1. ISSN 1887-1542.


Descrição:

Este artigo incide sobre o ambiente de aprendizagem pessoal. Foi elaborado por Graham Attwell em 2007. Trata-se de um documento de investigação na área do ensino à distância. Este está dividido em diversas partes, tais como: “a lifelong learning, informal learning, different style of learning, new aproches to assessment and the recognition of learning, changing technologies, the changing ways we learn, what does a personal learning environment look like, e PLE” (Attwell,2007).

A tecnologia veio revolucionar o ensino e, por conseguinte, as aprendizagens. A mudança educacional veio para ficar. Neste artigo é possível analisarmos a denominada “geração net”.

A aprendizagem é um processo contínuo, que visa utilizar um conjunto de recursos que o possam apoiar. O PLE é realizado em diversos contextos e situações. O artigo cita, por exemplo, o “software social” que oferece oportunidade de reduzir o fosso entre produtores e consumidores. O documento considera que os ambientes de aprendizagem pessoal podem ser desenvolvidos, através da agregação de diversos serviços.

Attwell (2007,p.5) apresenta exemplos de softwares que utiliza para o seu próprio PLE, designadamente, são destacados alguns: processador de texto para escrever artigos deste tipo - Nisus  writer Express; e-mail - Mac Mail; diário para gerir o trabalho e compartilhar com os restantes – iCal; áudio para fazer podcasts - Garage Band; editor de vídeo para fazer apresentações – iMovie; criação de blogues – Ecto; sistema de gestão de conteúdos para a criação de páginas web – Jumbla; blogue pessoal – knotes; programa para edição de fotos – iPhoto; compartilhar fotos – Flickyr; Web Browser – Firefox; Bookmark - Delicio-us; Edição Podcast; apresentação do software – Keynote; leitor de notícias; mensagens instantâneas e VOIP – Skype; motores de busca – Google.

Para o autor, os ambientes pessoais de aprendizagem não são uma aplicação. São uma nova abordagem para a utilização das novas tecnologias em contexto educacional. Os PLEs reúnem fontes e contextos de aprendizagem até então separados. Os alunos aprendem a assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem, com muita disciplina.

Considerações:

É um artigo fundamental para o estudo do PLE. Este traça uma visão contemporânea sobre o conceito e estimula a sua implementação. Referencia diferentes pontos de vista, apresentando exemplos.

Trata-se de uma visão extremamente interessante, que centraliza o aluno no centro da aprendizagem, sendo esta situação de grande relevância para a atualidade.






Temática I - Tarefa 2 - Produção de um artefacto sobre a Pedagogia do eLearning e o papel do professor online.

- Este trabalho está disponível desde 13 de abril de 2014 no seguinte site:

https://sites.google.com/site/processospedagogicosmpel7/home

- Recursos como suporte à apresentação deste trabalho:

Prezi






UNIVERSIDADE ABERTA | PORTUGAL







Mestrado em Pedagogia do Elearning, 7ª Edição




UC 12030 – Processos Pedagógicos em Elearning















Temática I – Tarefa 1


Publicação de uma bibliografia anotada sobre a pedagogia do elearning e do papel do professor online.




Produto digital:









Bibliografia Anotada






Docente Responsável: Professor Doutor José Mota




Aluno: Nelson Soares











1104429






26 de março 2014




Observação - Neste trabalho são apresentados em anexo outros itens de bibliografia anotada, porque já tinha feito e resolvi também partilhar. Muito obrigado pela compreensão.




Bibliografia anotada – Item 1 – Pedagogia do Eleaning:




Título: “Para uma Pedagogia do eLearning: o ‘contrato’ como instrumento mediador da aprendizagem”




Consultado em 21 de março 2014.




Referência bibliográfica




Morgado,L.; Pereira,A.;  Aires,L.; Mendes,A. (2005). Para uma Pedagogia do eLearning: o ‘contrato’ como instrumento mediador da aprendizagem. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05. Centro de Estudos em Educação& Inovação – Universidade Aberta (PT)




Descrição:




Este artigo aborda a pedagogia do elearning no que respeita à apresentação do contrato de aprendizagem como instrumento mediador da aprendizagem para o ensino pós-graduado. Apresenta dez pressupostos, segundo os autores, para a elaboração de um modelo pedagógico para o ensino pós-graduado em regime de eLearning, designadamente:


1.       Ensino à distância e eLearning;


2.       Ensino centrado no estudante;


3.       Modelo de transição;


4.       Pedagogia do eLearning;


5.       A interação;


6.       A re-socialização dos atores;


7.        Ser estudante virtual;


8.       Ser Tutor online;


9.       Qualidade no ensino-aprendizagem;


10.   A avaliação do modelo.


Os autores citam neste artigo os pilares do modelo pedagógico: a aprendizagem autodirigida e a aprendizagem colaborativa. Acrescentam os elementos básicos do modelo, tais como: o contrato de aprendizagem; os materiais de aprendizagem; a avaliação; e, por último, a organização dos cursos.


No final deste documento é caraterizado o contrato de aprendizagem. Este é um instrumento essencial que funciona como mediador da aprendizagem e muito utilizado pelos professores/tutores.




Comentário:




Este artigo é muito interessante, porque explica o processo pedagógico do ensino à distância, focando um instrumento essencial – o contrato de aprendizagem. Assume-se como um elemento mediador na aprendizagem.





Bibliografia anotada – Item 2 – O Papel do Professor Online:


Título: “O papel do professor em contextos de ensino online: problemas e virtualidades”.


Disponível em:




Referência bibliográfica


Morgado, Lina (2001). O papel do professor em contextos de ensino online: problemas e virtualidades. In: Discursos, III Série, nº especial, pp.125-138, Universidade Aberta, Portugal.


Descrição:


Este artigo compreende uma abordagem muito esclarecedora sobre o papel do professor online. Está estruturado em capítulos, designadamente:


- Ensino online: a relação entre tecnologia e pedagogia;


- Modelos de ensino online;


- Aspetos críticos do ensino online;


- O papel do professor.


Tendo em consideração o autor, muitas são as transformações que surgiram, devido ao surgimento e impacto das novas tecnologias de informação e comunicação. Daí a necessidade de serem reposicionados muitos campos, desde o ensino superior ao ensino à distância. O autor aponta a necessidade de expor o significado do ensino online.


O autor expõe diferentes designações para o professor online, tais como: e-moderador, tele-professor, tele-tutor e facilitador e formador pessoal.


Muitos são os estudos que já foram realizados em relação a esta matéria. Existem, no entanto, consenso de vários autores quanto ao lugar e papel do professor numa sala de aula virtual. Segundo Morgado (2001), entre outros aspetos, foca a necessidade de se construir um instrumento de apoio à conceção e planificação dos cursos e apoio à formação de professores de cursos online.


Comentário:


Este artigo é muito interessante, na medida em que a sua argumentação é baseada num conjunto de autores que se têm debruçado na última década, sobre o estudo do papel do professor online. Como este documento foi apresentado em 2001, podemos verificar que o seu conteúdo continua a ser atual, porque a tendência é dar formação aos professores do ensino presencial, para que possam, futuramente, interagir como professores do ensino online. Esta passagem como indica Morgado (2001) não é linear, daí a necessidade da formação.


Outra Referência


Salmon, G. (2000). E-Moderating: The key to teaching and Learning Online, London, Kogan Page.





ANEXO:


Item 3


Título: “Três Gerações de Pedagogia de Educação à Distância”




Disponível em:http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/viewArticle/162. Consultado em 21 de março 2014.




Referência bibliográfica

Anderson, T., & Dron, J. (2013). Três gerações de pedagogia de educação a distância (J. Mattar, Trad.). Disponível emhttp://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/162/33.

Descrição:




Este artigo aborda a pedagogia do elearning no que respeita a três gerações, designadamente: cognitivo-behaviorista, socioconstrutivista e conectivista (Garrison, Anderson& Archer, 2000), com relevância nas presenças cognitiva, social e de ensino, do ponto de vista dos autores. Outros temas que se destacam neste documento são: a educação presencial, a necessidade e a prática de abertura e de explicitação relevante para os designers, professores e desenvolvedores de educação à distância (Anderson; Dron, 2011).




Ao longo do artigo são descritas as três gerações apresentadas e são expostos os seus pontos fortes e fracos, onde se baseiam em autores reconhecidos mundialmente neste domínio do saber - a pedagogia do elearning.




Após esta explicação, o artigo remete-nos para uma inquietação: “Gerações futuras de pedagogias de educação à distância?”, onde nos leva a interrogar sobre questões atuais das aplicações destas pedagogias no ensino-aprendizagem online.




Finalmente, os autores concluem “que a educação à distância de alta qualidade explora as três gerações em função do conteúdo de aprendizagem, do contexto e das expectativas de aprendizagem” (Anderson; Dron, 2011).




Comentário:




Este artigo compreende uma compilação de conceitos muito importantes em relação à pedagogia do elearning e tece considerações em relação ao futuro da sua aplicabilidade no ensino à distância. Foi apresentado nos últimos anos, sendo um documento de investigação muito atual.




Outra Referência




Garrison, R; Anderson, T.; Archer, W. (2000). Critical thinking in text-based environment: Computer, conferencing in higher education. The Internet and Higher Education, 2(2), p. 87-105.



Item 4


Título: "Uma Metodologia para Formação de Docentes Online".

Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/18102/10674
Consultado em 21 de março 2014.

Referência bibliográfica:

Cazetta, Giselle; Guedes de Souza, Sergio; Dallacosta, Adriana; Manoel, Luiz (2010). Uma Metodologia para Formação de Docentes Online. V.8 Nº 3, CINTED-UFRGS.

Descrição:

Este artigo apresenta as metodologias que o professor/tutor online pode experimentar e utilizar na sua formação, através de estudos realizados muito signifiucativos.
Os autores apresentam uma comparação das formas de atuação presencial e EaD por parte dos professores. No ensino à distância, o professor está centrado no aluno. A avaliação recai em parâmetros que estão definidos inicialmente. Por sua vez, a participação é extremamente importante. A interação está estabelecida, mediante as TIC. Os canais são diversificados, em termos de uso e disponibilidade.
Segundo os autores, considerando Almeida (2001) "ensinar é organizar situações de aprendizagem; planejar e propor atividades; identificar as representações do pensamento do aluno; atuar como mediador; provocar e orientar; prover informações e fontes de informações relevantes; incentivar a reflexão, propiciar a interação e interatividade e a aprendizagem significativa do aluno".
A estrutura do estudo apresentado assenta nos seguintes parâmetros:
- Apresentação;
- Fundamentos em EaD;
- A Prática Docente.
O artigo ainda foca importância no uso dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). No final da apresentação do estudo, baseado pela estrutura supracitada, são tecidas considerações fudamentais para futuros novos estudos, dado que este tema está em constante atualização.

Comentário:

Este artigo é essencial para o estudo do "Docente Online", visto que continua a ser atual, apesar ter sido apresentado no ano 2010. A preocupação do professor online é centrada no aluno, considerando os autores. Este fator é muito importante, porque a aprendizagem é feita à medida, no entanto, é estabelecida através de uma apresentação prévia dos pressupostos para a avaliação.



Boas considerações!

Nelson Soares

Nº 1104429


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